quinta-feira, 5 de novembro de 2015

LA TOMATINA

LA TOMATINA


Uma tradicional festa e uma das que mais atraem turistas à Espanha, que todos os anos vêm para se banharem na rua tomada de gente e de vermelhos tomates maduros e -esmagados. Uma bela confusão lambuzada que acontece toda a última quarta-feira de agosto.




No dia da Tomatina, os habitantes da Plaza del Pueblo começam a manhã muito atarefados a cobrir as fachadas das casas e das lojas com plásticos, antes que a praça se encha de dezenas de milhar de pessoas, grande parte em fato de banho e calções, que bebem vinho e gritam "tomates, tomates, tomates". 





Tudo começa às 9 horas da manhã, na Plaza del Pueblo, e vão chegando pessoas e mais pessoas para o início da festa. Se ergue então um grande mastro cheio de sabão, como um pau-de-sebo, e no alto dele, um grande presunto. Os mais animadinhos tentam subir para alcançar seu prêmio. Enquanto isto, das varandas das casas, as pessoas vão jogando baldes de água nos participantes da Tomatina.




Às 11 horas da manhã soa o primeiro disparo para o início da bagunça, é aí que chega o primeiro caminhão carregado de tomates e os despeja pela rua. Pouco depois todos já estão vermelhos de molho de tomate e vão chegando outros carregamentos de “munição”.




Ao fim de uma hora um foguete marca o final da "batalha" e as pessoas dirigem-se aos muitos chuveiros públicos que o município providencia ao longo do rio, enquanto os habitantes limpam a praça e as fachadas das casas com jatos de água. A festa continua com comida, bebida, música e alegria durante todo o resto da semana de festejos.